INTRODUÇÃO

A cozinha é um reino à parte, onde imperam homens e mulheres especiais inspirados em memórias de fragrâncias, sabores, especiarias e comidas recém tiradas do forno.

Providenciar, compartilhar e levar em conta o que se preparou com reverência e amor, o convidado acaba vendo uma mesa rica, farta e saudável que o encanta e o leva a degustar.

Novos sabores para alguns, como comidas regadas com azeite, gergelim , ervas frescas, açafrão, gengibre etc, fazem da refeição um acontecimento, este é o apreço pela saúde  e generosidade.

Um pouco de ousadia no preparo de uma receita, sim, o importante não é segui-la literalmente, mas se orientar pelos sentidos ou na combinação dos fundamentos higienistas (os higienistas pregam um modo de vida e nada mais, ensinam o auto tratamento, ensinam a arte de viver de uma maneira sã) , enfim a própria expressão da alma na arte de nutrir!  

A decisiva atitude de corrigir a alimentação leva-nos evitar doenças porque entre outras coisas causam deficiências: orgânicas, circulatórias, digestivas e as deficiências que atingem o sistema ósseo e nervoso.

Damos como exemplo o uso do arroz branco na alimentação dos humanos e o farelo de cereais  utilizado na alimentação dos animais.

O arroz branco é extremamente pobre de substâncias nutritivas enquanto o farelo de cereais é altamente nutritivo!

Percebemos a negligencia humana com relação ao seu desenvolvimento físico e saúde, na medida em que se utiliza alimentos altamente processados, inúteis para o seu organismo, em contrapartida os próprios humanos, dão somente aos animais, alimentação de alta qualidade nutritiva.

Invertamos a situação de como seriam os bezerros se alimentados somente com alimentos processados, refinados...

É  de vital importância cuidarmos da alimentação, provendo-a com qualidade para naturalmente o corpo, alma e espírito se integrem harmoniosamente  num  rítmo sincrônico, nas varias etapas do desenvolvimento.

A boa saúde reflete o bom viver tanto espiritual como físico.

Neste caso a alimentação saudável e objetiva com relação ao nosso corpo permite-nos buscar um panorama espiritual sustentado.

A alimentação objetiva leva o homem atingir o seu desenvolvimento integral, o faz refletir o que é bom e o que não é para o seu organismo e alma; passa a perceber sua real integração com todo o Universo!

Yvonne Margonari