POLENTA - SEM MEDO "DO PONTO"

 

O segredo em se misturar a farinha aos poucos é pulverizando “em chuva” numa panela funda com água, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos.
A polenta exige algum tempo para ser preparada e com atenção. Ela é fácil de fazer até para o café da manhã, e vai muito bem com “maple syrup”.
   

Iniciamos o se preparo com uma mistura semi líquida de farinha de milho e água, que você vai bater muito bem antes de levar ao fogo.
Ponha a mistura numa panela e deixe cozinhar em fogo lento. Adicione a água aos poucos, na medida necessária para obter uma massa homogênea e leve. É necessário cozinha-la até perder o gosto de farinha de milho crua.
A farinha mais grossa exige 30 minutos de cozimento, enquanto a de grão mais fino bastam 15 minutos.
Percebe-se a consistência de macia pensando na espessura do creme de leite. Adicione pimenta rosa, queijo parmesão e manteiga a gosto.
Ela vai bem com cogumelos salteados, legumes assados ou qualquer outro prato que leve molho. Ela se adapta a muitos outros tipos de acompanhamentos.

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de milho
sal marinho a gosto
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga ghee
pimenta rosa moída na hora a gosto

Método

Coloque a farinha de milho em uma panela com 1 xícara de chá de água e mexa bem para eliminar grumos.
Em fogo alto, salpique o sal e deixe ferver. Reduza o fogo para médio e vá mexendo acrescentando água para mantê-la mole (3 a 5 xícaras ao todo). Se ficar grossa, adicione um pouco mais de água; a consistência deve parecer como creme de leite.
A polenta ficará pronta em 15 a 30 minutos, a depender da textura da farinha. Junte o queijo e a manteiga. Prove e adicione o sal e a pimenta a gosto.
Sirva com acompanhamentos de sua preferência.