VITAMINAS DO COMPLEXO “B”

 

As vitaminas do complexo B ajudam a diminuir o colesterol, e elas estão envolvidas na gênese da doença vascular e síntese de colesterol por agirem no metabolismo da gordura e atuarem como antioxidantes, elas ajudam na redução e controle do colesterol e das triglicérides.

As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12 e C, são hidrossolúveis podem ser ingeridas independentemente das grandes refeições, isto é, a qualquer hora do dia de preferência no desjejum pois os nutrientes serão melhor absorvidos e metabolizados.

As vitaminas B6, B9, B12 se interagem e precisam ser consumidas juntas.

Conclusão: O ideal é atender as necessidades vitamínicas de forma natural. A absorção dos nutrientes é sempre melhor vinda dos alimentos.

O ideal é fazer refeições balanceadas: ricas em verduras, legumes, frutas, cereais, leite, ovos e carne (se não for vegetariano).

As vitaminas do complexo B como citado acima, não são armazenadas no organismo e todo o excesso é eliminado.

O vegetariano ou vegan precisam de suplementação de vitamina do complexo B. É preciso ingerir leite, ovos e laticínios. Eles podem então, se bem alimentados dispensar tal suporte só de vitamina B12 presente nas carnes.

Vale fazer a medição e reposição, quando necessário.

Enfim, todas as vitaminas são importantes e a insuficiência delas desanda os mais diferentes sinais. Ex: na falta de B12 promove a anemia megaloblástica; sintomas: fraqueza, cansaço, falta de ar, dormência, perda de apetite e de peso e até disfunção cardíaca.

CONCLUSÃO:

B1, B2 respiração celular

B3 – Niacidamida – para pele – pelagra (pele áspera)

B5 – coração

B6 – ansiedade, fraqueza muscular

B12 – anemia, medula óssea, dores musculares, envelhecimento precoce, elimina toxinas do sangue, salmonela e toxicoplasmose (parasitas).